Entrevista a Joaquim Silva

2018-11-23

Entrevista a Joaquim Silva

Filiado desde o ano de 1964-1965 , exerce desde essa altura as funções de Oficial de Mesa. A Federação Portuguesa de Basquetebol, procedeu à renumeração dos números de Filiados, passando a ser o Filiado número 1 dos País e o mais antigo em exercício.
Falamos do Joaquim Silva!!!

Questão: Quando e porquê iniciou a sua atividade de Oficial de Mesa
1 - Vou tentar ser breve e contar algumas histórias que me lembro.
A minha entrada para oficial de mesa foi nos longínquos anos de 64-65. Comecei a correr de Bicicleta na velhinha pista de Ciclismo do Sangalhos, como o Sangalhos tinha Basquetebol e nós íamos ver os jogos ao campo do Colégio de Sangalhos, pediam-me muitas vezes para fazer as funções de Oficial de Mesa, uma vez que na altura não havia Oficiais de Mesa. Continuei a correr de bicicleta, mas tanto me chatearam de que ia haver um curso para Árbitros e Oficiais de Mesa, que eu acabei por me inscrever. O Curso ía ser dado na Associação de Basquetebol, em Aveiro na Rua 31 de Dezembro, onde era na altura e onde encontrei o Sr. Bastos, o Sr. Narcindo e muitos outros. Nessa altura fiz o curso mas continuei só a ajudar em Sangalhos que passou a jogar no Pavilhão entretanto concluído.
Fui para a tropa e como era praxe fui até Angola. Em 1971 corri lá de bicicleta, fiz 2 voltas da Nocal, mas o bichinho do Basquetebol estava cá e ainda fiz alguns jogos mas como Árbitro no Vila Clotilde onde conheci o Nelson Costa, o Bil e muitos outros que jogaram em Portugal depois de 1975. Acabei por regressar em 1974 e como em 1975 não houve Ciclismo fui então para o Basquetebol e tirei o curso de Árbitro. Fiz alguns jogos, mas como havia muitos Árbitros, passei novamente para Oficial de Mesa.
E cá estou desde então.

Questão: Alguns momentos marcantes ao longo destes anos que gostasse de recordar
2 - Momentos marcantes na vida da Arbitragem há muitos!
O mais marcante e que nunca mais esquecerei, foi um jogo em Ílhavo, da Primeira Divisão onde estava o José Araújo a arbitrar, tivemos de fugir com o boletim para o Balneário e passar por uma janela para o lado do Quartel dos Bombeiros, onde nos acabaram por levar numa Ambulância até à PSP de Aveiro. Recordo-me, também de um jogo em Ovar (Ovarense x Esgueira) em juniores, para apurar quem ia disputar o Campeonato Nacional, a poucos segundos do jogo terminar um segurança tentou agredir o Árbitro, o grande amigo Armando Sousa, tivemos que fugir para o balneário e não havia policia.... Lá apareceram meia dúzia de PSPs e conseguimos acabar o jogo à porta fechada. O Pavilhão estava a rebentar pelas “costuras” mas lá saiu toda a gente e terminámos o jogo, o pior foi para sair no fim do jogo. Outro em S. João da Madeira, um Sanjoanense x Benfica, já não contava para nada, recordo-me que estava apitar o Dr. Carlos Amaral e um Árbitro do Porto, o Benfica já era Campeão mas para sair do Pavilhão, mais uma enorme confusão, murros por todo o lado, consegui meter os Árbitros no meu carro e fugimos sendo perseguidos até Albergaria. Outro jogo, no Pavilhão Américo de Sá no Porto, que inferno, ai até pedi para não ser mais nomeado, porque na altura ia sempre mais um Árbitro (como não havia cronometro visível ia um Árbitro fazer as funções de cronometrista) lembro-me que nesse jogo o Cronometrista foi o Falecido Chico Ramos e apitaram o jogo o Dr. Carlos Amaral e o Anselmo Roque.
Mas também tive jogos Maravilhosos, num Benfica x Barreirense, no pavilhão da Luz passei pelo Sr. Fernando Martins, na altura Presidente do clube, no Montijo, com os grandes amigos Rosa Novo e Chico Ramos, fomos tratados como Reis… bons momentos!!! Sem dúvida que os melhores momentos superam todos os outros!!!
Mas posso referir-vos mais um jogo marcante, com o meu grande amigo António Lousada, em Vila Real, uma Final entre o Vila Real e o Pasolini do Porto. Chegámos ao Pavilhão e não apareceram os outros Oficiais de Mesa, fiz o jogo sozinho na mesa, correu tudo muito bem, só que quem estava a apontar os pontos nas minhas costas, num quadro a linhas era um miúdo. Quando o jogo terminou, o Pasoline festejou a vitória, o Vila Real efetivamente tinha perdido, só que para o público no marcador estava o Vila Real a ganhar e para sair foi outra vez muito complicado, o que nos valeu é que tínhamos o Sargento Paraquedista António Lousada e lá conseguimos sair sem qualquer problema.
E era assim, muito da nossa vida na altura, mas também era isto que nos dava “pica”.

Questão: Mensagem que gostaria de deixar aos jovens que se estão a iniciar na arbitragem
3 – O que gostaria de dizer a todos os Juízes mais jovens é que continuem a elevar o nome da nossa Associação ao mais alto nível e que sejam humildes. Não pensem que já sabem tudo!
Não é fácil ser-se Árbitro ou Oficial de Mesa, porque agora somos os maiores e daqui a poucos minutos já somos os piores... por isso temos que saber estar, como em tudo na vida, e espero que cheguem a número 1; que sejam uma família e que tenham muita união para remarem todos para o mesmo lado.
Isto é um pouco daquilo que foi a minha passagem por esta enorme família e peço desculpa por não mencionar outros grandes amigos que fiz ao longo destes anos todos no Desporto, quer como Oficial de Mesa, Comissário de Ciclismo. Tenho o Nível 2 de treinador de Ciclismo e o Nível 1 de Treinador de Basquetebol, curso dado pelo José Araújo e pelo José Olímpio, grandes treinadores.

© 2015 ABA | desenvolvido por Rilop ®