Melhores do Basquetebol aveirense distinguidos pela ABA

2016-12-07

Melhores do Basquetebol aveirense distinguidos pela ABA

Foi um auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro lotado que acolheu a X Gala do Basquetebol Aveirense (ABA), organizada pela Associação de Basquetebol de Aveiro. Este importante momento esteve inserido nas comemorações do 84.º aniversário daquela que é “a terceira maior associação do país”, conforme fez questão de sublinhar João Carlos Ribeiro, presidente da ABA.
A ABA vive, actualmente, um momento particularmente feliz que o presidente da direcção justificou na sua intervenção.
“É, para mim, uma satisfação ver a família do basquetebol aveirense reunida. Com 84 anos de vida desta associação, quero aproveitar a oportunidade para felicitar o Beira-Mar e o Galitos, dois dos clubes fundadores, que anda se mantêm activos”. À saudação inicial, João Carlos Ribeiro juntou aqueles motivos que, para si, justificam a boa fase. “Recentemente, comprámos a nossa própria casa, que passa a ser a nossa sede.
Mas há um outro motivo de satisfação, que é o protocolo que iremos assinar, esta noite, com a Escola Profissional de Aveiro. Com esta parceria, os nossos pontos altos irão ter mais visibilidade, sobretudo os nossos clubes, atletas e arbitragem”, referiu João Carlos Ribeiro, numa alusão às transmissões que o Canal Central, da Escola Profissional de Aveiro, fará do basquetebol aveirense. Palavras que foram secundadas por Jorge de Almeida Castro, administrador da escola aveirense
que, também ele, valorizou “o protocolo firmado e a parceria que iremos desenvolver”.
Em nome da Federação Portuguesa de Basquetebol marcou presença o vice-presidente Victor Ferreira, que felicitou o “excelente trabalho que tem sido feito pela ABA” e endereçou “os parabéns aos clubes, atletas e dirigentes por mais um ano de muito sucesso”. Já da parte da Universidade de Aveiro, Gonçalo Paiva Dias, vice-reitor, fez questão de salientar “o sucesso que o basquetebol universitário obteve esta temporada”, não se inibindo de enumerar “as vantagens que a universidade oferece aos alunos que praticam desporto e obtêm resultados de relevo nas suas modalidades”.
Findos os discursos habituais, o momento seguinte foi o das tão aguardadas homenagens, intercalado com actuações do grupo musical aveirense de Hip-hop, “Urbanus”. E não foram poucas. Foram distinguidos clubes/equipas que se sagraram campeões/venceram provas nacionais e distritais durante a última época, mas também aqueles que estiveram presentes nas distintas fases finais distritais levadas a cabo pela associação.
Os jovens atletas e treinadores filiados na ABA que representaram Portugal a nível internacional também não foram esquecidos, assim como todos aqueles que representaram as diversas selecções da ABA.
Parceiros da Associação, juízes promovidos, clubes com mais atletas nas selecções distritais, mais atletas e mais atletas Minis também mereceram a distinção da ABA, que foi funda da a 21 de Novembro de 1932.
Fonte: Sérgio Loureiro (Diário de Aveiro)

© 2015 ABA | desenvolvido por Rilop ®